Dicas e informações sobre construção, casa, acabamentos e decoração: conheça e acompanhe semanalmente o Blog da Carvalho Materiais de Construção!

O Corte da Grama

Dicas e novidades manutencao-gramado

Estamos na primavera e o blog da Carvalho abordará um assunto muito pertinente desta estação.

O corte da grama
Estação do ano conhecida por propiciar dias mais longos e clima agradável que é extremamente favorável ao florescer das plantas, a primavera possui diversos contrastes em nosso país. O Brasil possui dimensões continentais que o tornam suscetível a condições climáticas variáveis entre suas regiões. Isto faz, por exemplo, que o clima na região nordeste seja consideravelmente diferente do presente no Sul e Sudeste na mesma época, tornando o cultivo de jardins um pouco trabalhoso.

Independente disto, é possível sim cultivar um gramado bonito e saudável. Cuidar de seu gramado ou jardim demandará empenho, entretanto resultado é recompensador ao olhos e certamente vale a pena. Neste caso, o importante é reconhecer as características climáticas de sua região e adaptar as tarefas como adubação, irrigação, controle de pragas, limpeza de ervas daninhas, entre outras, a necessidade de seu gramado.
Neste ponto, o corte da grama é tão importante quanto os demais fatores citados e apresenta alguns procedimentos e cuidados essenciais que influenciam no cultivo do vegetal. Nesta postagem, a Carvalho reuniu algumas dicas para corte que lhe permitirão efetuar a manutenção adequada de seu gramado. Confira abaixo:

  • Cortar a grama quando esta ultrapassar cerca de 5 a 7 cm de altura.
  • Cortar apenas 1/3 da folha para o vegetal continuar recebendo sol e realizar a fotossíntese. O Corte além deste ponto resultará em manchas de cor castanha que comprometem a aparência.
  • Manter as lâminas de corte sempre afiadas. Lâminas cegas dificultam o corte e agridem a grama, favorecendo o surgimento de doenças.
  • Não cortar as beiras do gramado junto a calçada. Isso pode formar sulcos que se transformam em valetas que deixam aspecto ruim e servem como canal para escoamento dos nutrientes durante as chuvas.
  • Alterar as direções do corte para evitar a compactação do solo capaz de reduzir o oxigênio disponível para absorção das raízes do vegetal.
  • Evite cortar a grama nas primeiras horas da manhã. Neste período do dia há uma grande quantidade de orvalho depositada sobre o gramado e que pode facilitar a ocorrência de doenças.
  • Após cortar a grama, varra o gramado. As aparas que permanecem formam uma palha seca que prejudica o arejamento do solo e a própria saúde do gramado.

produtos-mix-trapp

 

Gostou de nossas dicas? A Carvalho oferece variada linha em cortadores de grama, assopradores, mangueiras e utilidades da marca Trapp que lhe auxiliarão nas tarefas para deixar seu gramado mais belo. Acesse o site da Carvalho e fique por dentro de nossas promoções.