Dicas e informações sobre construção, casa, acabamentos e decoração: conheça e acompanhe semanalmente o Blog da Carvalho Materiais de Construção!

Como preparar as paredes antes de iniciar a pintura?

Dicas e novidades

Pintar a casa é uma ótima maneira de renovar os ambientes de uma forma mais rápida e barata, se comparado a uma reforma total. E por se tratar de uma tarefa simples, diversas pessoas dispensam a contratação de um profissional e botam a mão na massa.

Porém, mesmo com toda a simplicidade da atividade, é preciso tomar alguns cuidados no preparo da superfície que vai receber a tinta.

Preparando a parede…

Supondo que essa parede esteja em perfeitas condições (sem sujeira, sem manchas, sem trincas, sem buracos, sem tinta esfarelando) o processo é o básico: lavar, secar e posteriormente lixar essa parede. Mas e se a situação não for essa? Separamos algumas suposições:

  • Se a parede possuir manchas ou graxa, a mesma deve ser lavada com água e sabão neutro.
  • Se a parede tiver mofo, lave com água sanitária e deixe agir por uma hora, antes de enxaguar. Aguarde a secagem.
  • Se apresentar tinta descascando ou se possui textura, adesivos ou papel de parede, deve-se lixar a parede ou raspar com a espátula, se estiver muito irregular.
  • Se a parede estiver esfarelando, vai ser preciso arrancar todo o reboco e fazer tudo novamente.

Depois da limpeza, é hora de corrigir irregularidades e imperfeições com a massa corrida. Após essa massa secar, deve-se aplicar um fundo selador para então vir a tinta em cima. Fácil, né?

preparar-parede-pintura-lixar

No mais, lembre-se que paredes com problemas como rachaduras, mofos e infiltrações não devem ser pintadas, pois isso não resolve. Conserte primeiro, para não acabar jogando fora todo seu investimento e tempo. Outra dica fundamental é fazer a pintura em horários com bastante luz natural, facilitando assim a visualização de possíveis manchas.

E agora, pronto para botar em prática as dicas acima e pintar a sua residência? Compartilhe conosco como ficou!