Dicas e informações sobre construção, casa, acabamentos e decoração: conheça e acompanhe semanalmente o Blog da Carvalho Materiais de Construção!

Iniciando a reforma: o que você precisa prever?

Reforma

Quando sentimos a necessidade de promover mudanças em algum local, nada mais natural do que fazermos uma reforma. E independente do lugar que acontecerá essa reforma, ela pede cuidado, calma e algumas dicas importantes antes de mergulhar nesse mundo recheado de materiais, poeira, fornecedores, pedreiros e pintores.

Para lhe auxiliar separamos as três principais dicas para que a sua reforma ocorra sem estresse, com economia e bons resultados. Confira!

Planejamento

Independente se sua reforma é em todo o ambiente ou apenas em algum cômodo, o planejamento é o primeiro e mais importante item da obra. É através dele que você conseguirá ver e efetuar as próximas ações, respeitando o objetivo, tempo e orçamento destinado para tal.

O planejamento se faz tão importante para manter os pés no chão e não começar a imaginar outras alterações e adições depois que a reforma começou.

Com o planejamento em mãos é fácil verificar como e o que é importante contratar e comprar. E ficar sempre de olho naquela parte que nos interessa muito: o investimento.

Orçamento

Esteja ciente de que uma boa quantia de dinheiro será investida, quem sabe até mais do que o esperado. Então leve em consideração sua renda com o tempo estimado para a reforma e pesquise muito bem os materiais.

Opte por aqueles aqueles que te deixarão confortável nos gastos e não te darão dor de cabeça atrás de empréstimos. E sempre reserve um dinheiro extra para imprevistos, porque por mais indesejados que sejam, eles acontecem.

Contrate um profissional

Para uma reforma ser bem-sucedida, é preciso ter bastante tempo disponível e saber os procedimentos corretos. O que significa que se você não é da área e não está disposto a estudar muito sobre o assunto, a melhor opção é contratar um profissional especializado para lhe ajudar, seja ele engenheiro ou arquiteto.

É melhor você destinar um valor para esse profissional, do que ter que gastar o dobro depois, tentando corrigir algo que não saiu como o esperado pois você não tinha o conhecimento necessário.

E você, curtiu as dicas para que a sua reforma seja mais tranquila? Pense, bote tudo no papel e mãos à obra. O percurso é cansativo mas a recompensa vale a pena!